domingo, 6 de novembro de 2011

PORTO E ESTÁDIO DE BRAGA


FRANCESINHA! Comida típica do PORTO. Um prato delicioso!!!! Contém camadas de pão intercalados com vários tipos de carne, queijo por cima com um ovo. E o molho é o mais especial, o normal é levemente picante, pode pedir o suave ou o picante, que daí só quem tem 'sangue no zóio' pra consegui come! haha. Veja a felicidade na cara dos menino que tão vivendo de refeição feita por sí próprios sem muita variedade há dois meses hahahaha. Nos demos ao luxo de ir comer em um dos melhores lugares do Porto em relação a esse prato, chamado "Verso em Pedra". Vale muito a pena investir bem em um prato típico. :)



Desafio: se comessea  francesinha mega (3vzs do tamanho da que nós comemos) em menos de 1h, sem levantar da mesa e sem ajuda, ganharia a guitarra. Detalhe: havia um mural cheio de fotos mostrando os perdedores. Tinha uns caminhoneiros lá que se eles nao ganharam, quem sou eu pra cogitar a idéia?! hahaha
passeando a noite

Dia seguinte: Passeio recomendado! Saimos de casa rumo a Ribeira, com a missão de atravessar o Rio Douro na ponte do Eiffel a pé e ir ao outro lado, em Vila Nova de Gaia, nas Caves de vinho, para conhecê-las e degustar vinho de graça. Acontece que chegamos lá após as 4h da tarde, e portanto havíamos perdido os "tours" nas únicas duas caves que não cobravam para degustação de vinho/tour. Na realidade uma delas estava até fechada para evento. As outras ainda estavam abertas, porém cobravam-nos. Como irei voltar ao Porto mais algumas boas vezes, deixamos pra fazer o passeio novamente em outra oportunidade. Porém, não foi nem um pouco em vão, passamos o dia curtindo a Ribeira, passeando à beira das duas margens do Rio Douro e vendo o entardecer sentados ao pé do rio, tomando uma SuperBock :) 

 Jony na praça da reitoria da U.Porto
 Ao fundo: Torre dos Clérigos, da Igreja dos Clérigos.
 Feira :)

 Igreja dos Clérigos


 Ribeira - Patrimônio Mundial da Unesco. Sigam olhando as fotos e entenderão o por quê



 Passar fome a gente não passará.. hahaha.











 Atravessamos a ponte. Agora estamos em terra de Vila Nova de Gaia. 




 Uma das Caves: Vinho Porto Calém
 Subida?! Quase não tem!








 Religiosidade e azul claro presente sempre que possível.
 Vinho do Porto :)
 Bandeiras das companhias de Vinho




 Do lado de lá PORTO, do lado de cá VILA NOVA DE GAIA

 Eu e Jony apreciando uma SuperBock do ladinho do menino Douro hahaha.

 vá a pé...
 vá de 'métro'...











 Desenho que fiz no meu Diário Gráfico enquanto estava com o Jony esperando o entardecer :)
 À noite em frente a Praça da Liberdade.

Estação do Porto, indo à Braga, com a missão principal de conhecer o Estádio de Braga projetado pelo Eduardo Souto de Moura. A cidade recebeu uma visitinha, mas merecerá uma volta, e uma atenção mais especial do que lhe foi dada. Custo: 5 euros ida e volta. Há pouco menos de uma hora do Porto. 









Fotos seguintes: trajeto de trem, fotos que ficaram mais ou menos decente das paisagens, eu e o Jony sendo bobo. haha
















 Estação de Braga, achei legal a cobertura ligando a estação antiga a parte nova e bem moderna, que está atrás de mim, nao é possível ver.

A seguir são fotos alheias do que conseguimos ver de Braga, enquanto tentávamos achar como chegar ao Estágio de Braga.







 Economia. Pacote de macarrão: 0,70 centimos. Fizemos metade, jogamos um atum e uns legumes no meio, colocamos na tupperware e bora viajá. :) 












 Jony na balada! hahaahah
 Xuxa e os Bragaboys (piadinha do Jonatan, hahaha)


Achei várias casas com um aspecto bem Brasil sulista ;)
Finalmente: Estádio de Braga, projeto de Eduardo Souto de Moura :) . Pra nossa tristeza eles não deixam o estádio aberto, tem que agendar visita :/. Os horários são 10h ou 16h. Nem imaginávamos isso, pois normalmente, nos estádios, é sempre permitido tour ou pelo menos entrar, sem hora marcada, nem nada. Pro nosso consolo, não fomos só nós. Os portugueses colegas de apê e amigos do Jow disseram que tbm não entraram e muita gente não entra por causa disso. Mancada. Porém, para ver melhor o estádio, subimos esse 'morrinho' ali atrás, pra observá-lo de cima.



 Subindo o morro pra ver o estádio de cima, linda visão. O cheiro da floresta de pinhais que tinha do outro lado da rua tava muito bom no percurso. Dá vontade de levar pra casa, quase igual na propagando de Airpick, haha.
 Tcha-nan! De mais esse estádio, um lado dele é encostado ao morro e do outro possui uma estrutura muito bacana, possível de ser vista nas vistas de lado nas fotos anteriores.
 Acesso de automóveis por cima do morro. Além do acesso as arquibancadas pelas escadarias.


 A cobertura da arquibancada é de concreto protendido (pra quem não estuda arquitetura, é quando a força da tração é reforçada por cabos de aço). Nessa foto é possível ver a "amarração" desses cabos, que ao centro do estádio, são visíveis para finalmente se juntarem a cobertura do outro lado. Bem bacana.
 Acessos. Quem assiste o jogo dali tem uma visão completamente livre. O legal é que aqui na Europa os estádios não possuem os famosos fossos, igual no Brasil.
 Interessante essa calha, que recebe a água da cobertura e transporta-a para uma outra calha atrelada ao morro. Ao fundo o acesso para as arquibancadas. E tirantes -cabos de aço- saindo de dentro da cobertura 

 estacionamento superior





Bairro esquisito e interessante que circundava o morro onde a gente subiu pra ver o estádio. Não vou mentir, fiquei com medo umas horas, hahaha. Pessoal sem dente dando informações, meio surdos, gritando... hahaha, por aí vai!

 gato em portugal? nããão. Esse aí era muito dengoso, tava machucado no olho, tadinho :/




Boteco - mais uma herança portuguesa :)

 Indo embora de Braga, achamos essa quinta (chácara):

Muxarabi .

A impressão da cidade de Braga variou muito da primeira à última. A primeira impressão foi de uma cidade pouco cuidada. Pois logo que desembarcamos da estação, o bairro seguinte tinha pouca identidade, vários prédios diferentes, mal cuidados, cimento despedaçado no calçamento... e também tivemos a impressão de que era uma cidade um pouco pacata, basicamente de idosos. Depois, conversando com portugueses, descobri que é uma das cidades que há população mais jovem morando, por causa da universidade, só que durante o fim de semana, todos voltam para casa. Porém, andando mais a dentro, vimos uma cidade muito antiga e muito bonita. Como ficamos pouco lá, e gastamos quase o dia todo em função de achar e tentar ver o Estádio de Braga, não exploramos muito a cidade, que por imagens e pesquisas dá pra ver que há muito mais pra conhecer! Conseguimos ver um pouquinho co Centro Histórico. E como é a cidade mais antiga de Portugal, há realmente coisas muito bonitas e mais ainda pra ver. Porém, acredito que mais um dia indo lá, bastará pra completar a experiência dessa cidade. A saber, eis alguns lugares pra visitar, os quais não fomos, e pretendo ir de novo: http://viagenslacoste.blogspot.com/2011/01/braga-fotos-soltas.html . Achei esse site aleatoriamente, através do google imagens.

 De volta à estação no Porto :)

 Doce?! hmmmmmmmm! Já alteram meus sentidos!!!
 Teto da estação de trem do Porto. Do Douro ao Minho
 Algum evento praxita (dos famosos "harry potters" em frente a reitoria da U. Porto)
Praxistas : "Harry Potters"

Os dois dias seguintes no Porto foram bem frios e chuvosos, e com entregas de trabalho chegando eu e o Jony resolvemos trabalhar e curtir um pouco "indoor" :) . Sempre muito bom ir ao Porto. Lisboa e Porto já são minha casa. :)

2 comentários:

  1. Que bom que vc gostou de vir :)
    Venha sempre!

    Obs.: Avisa a galera q pra comentar é só escolher a opção Nome/URL, escrever o nome e deixar a URL em branco...

    ResponderExcluir
  2. Fantásticos os comentários. Amei ver vcs. Estou muito feliz por ver que vcs estão aproveitando muito bem esta oportunidade de estudar fora do país. saudades. Te amo filha.

    ResponderExcluir