Neste início de Novembro vai fazer mais ou menos um mês que se iniciaram as aulas, e dois meses que estou aqui. Foram duas fases diferentes de adaptação. O primeiro mês incluiu a busca por um lugar pra morar, conhecer como funciona a dinâmica da cidade, como funciona os transportes, lugares pra visitar, lugares pra freqüentar, pra festar, conhecer o jeito português de viver. Além de criar laços com seus colegas de apartamento e de prédio, que alguns já posso chamar de amigos, que fazem parte do dia-a-dia rotineiro, a conversa do fim de dia, a troca de experiências, o compartilhar de amigos, aqueles com quem dividir uma janta, ajudar a colocar um pouco de ordem na bagunça da casa, ver um flime, ficar de bobeira, sair e planejar coisas. Fazem os dias de semana mais fáceis e os fins de semana mais divertido com as programações e possíveis festas.
Até aí, enquanto não havia a faculdade, foi uma fase, um mês que logo após 15 de seus dias, já estava me sentindo completamente à vontade, em sintonia com a cidade, com tudo. Amando tudo cada vez mais, empolgada com a ida ao Porto, com as viagens pela Europa, e com a vida lisboeta em si. E, bastante, com a faculdade.
Até aí, enquanto não havia a faculdade, foi uma fase, um mês que logo após 15 de seus dias, já estava me sentindo completamente à vontade, em sintonia com a cidade, com tudo. Amando tudo cada vez mais, empolgada com a ida ao Porto, com as viagens pela Europa, e com a vida lisboeta em si. E, bastante, com a faculdade.
Mas, na teoria tudo é muito bonito. Não sei por quê, mas demorei um pouco mais pra me adaptar a rotina de faculdade do que imaginava. Achei que depois de uma semana tendo as devidas matérias, já estaria em ritmo com tudo. Mas não, e acho que isso ocorreu devido a uma soma de coisas. Primeiramente, as aulas haviam se iniciado dia 29/Setembro, e tínhamos até 20/Outubro pra trocar matérias, caso desejássemos. E quando vim pra cá, tinha certo de que faria 4 matérias em cada semestre, diferente do Brasil – e aqui também – que somos obrigados a cumprir 7 a 9 matérias por semestre. Essa é a recomendação que todos dão, escolher 4 matérias boas, e poder se dedicar a elas, tendo tempo pra curtir essa experiência nova que envolve muitas outras coisas. Além de sentir o prazer de não ser obrigado a fazer aquelas matérias mais chatinhas, que as vezes só parecem ocupar nosso tempo ao invés de realmente nos ensinar algo. E era certo que queria quatro coisas: um Projeto Arquitetônico, que eu visse que me acrescentaria algo diferente do que aprendi e irei aprender na UEM, Desenho I – que aqui eles possuem um método de ensino muito forte, pra sair realmente sabendo não só a desenhar, mas a ter uma apreensão do espaço e poder incluir isso no método projetual – uma matéria teórica de Urbanismo – para saber como eles ensinam aqui – e uma matéria Prática/Teórica, que pudesse dar apoio a matéria de projeto.
Eu havia escolhido Laboratório de Projecto III, Urbanismo, Desenho I e Teoria da Arquitectura, que me parecia uma matéria muito bacana, bem conceitual, que pudesse dar um foco pra pesquisa de textos e livros, pra quem sabe, encontrar fontes boas de pesquisa pro TFG. Além de Fotografia, matéria que puxei do curso de Cenografia. Tava tudo certo pro meu primeiro dia. Ocorreu que logo em meu primeiro dia de aula ouvi falar através de alguns brasileiros que tinham escolhido Laboratório de Projecto III, que era algo muito enrijecido e não parecia muito forte (o que depois descobri que poderia ter sido uma matéria muito boa). E que haviam trocado pra Lab. Projecto IV. Ao invés de ir conversar com algum professor de Projecto III, eu já fui logo ouvindo o papo do pessoal e repensei minha matéria. Resolvi trocar. E nisso, os horários já não começaram a bater. Dentre todas as matérias, eu vim certa de que queria fazer uma matéria de Projecto forte e o Desenho I deles com ctz! E se eu trocasse matérias, já não daria certo. Foi aí que começou a confusão de troca-troca. Como eu mudei pra Projecto IV, que funciona assim, no primeiro semestre é um projeto urbano dentro de Lisboa e no segundo semestre é um projeto arquitetônico dentro dessa área em que tu fez o projeto urbano, sendo portanto, muito interessante, pois tem-se uma percepção muito boa desde uma dimensão muito ampliada, até uma muito reduzida, um detalhe arquitetônico, ou como eles diriam aqui, um pormenor.
Foi aí que eu resolvi abandonar a idéia de fazer a aula de Urbanismo, pois era bem pouca carga horária, só teoria mesmo, e eu já estaria fazendo projeto urbano este semestre, que possui aulas teóricas entre os ateliês. O que me lembra de ressaltar duas coisas sobre projeto aqui. Ao invés de termos somente um período de ateliê para projeto, temos dois períodos, duas manhas, no meu caso na terça e na quinta. E, além disso, metade do período da terça a tarde nós temos uma aula teórica de projeto, pra ajudar no desenvolvimento. Bom, não?!
Então eu tinha Projecto IV, Teoria da Arquitectura, havia descartado Urbanismo, pois não fazia mais sentido fazer, e não conseguia encaixar Desenho I. Foi aí que me apliquei pra aula de Desenho II. Por recomendação da minha professora de Desenho I, que disse que como parte da minha aula de Desenho I estava sendo sombreada por outra matéria, eu deveria tentar fazer outra matéria de desenho, pra ficar mais tranqüilo pra mim, e caso não desse certo, nós conversaríamos novamente. Fui na aula de Desenho II, e realmente vi que eles estão muito a frente em desenho pra eu me arriscar em Desenho II. Portanto, conversei novamente com a professora de Desenho I e disse que queria muito como eles fazem, e assim, conseguimos chegar a um acordo de como eu iria trabalhar com aquela hora que sombreava a matéria. São 6h por semana de desenho, no total, e 1h dessas 6 é sombreada por outra disciplina, a tal da aula teórica de Laboratório de Projecto IV. Mas a professora foi bacana e deixou, fez até uma declaração permitindo eu entrar na aula, que além de tudo, já ultrapassava o limite de alunos.
Então eu consegui, tinha um Projeto do qual achei interessante, Desenho I, e Teoria da Arquitectura. Urbanismo já estava fora, portanto queria uma quarta matéria um pouco mais prática pra assessorar projeto. Quanto as que me interessavam, não batiam com meus horários – os problemas de pegar uma matéria de cada ano. Teoria da Arquitectura é do 3º, Desenho I do 1º , Projecto IV do 4º . Eu, então, visava pegar a matéria Edificações Secundárias, do 3º ano, ou então Edificações Especiais. Não encaixavam no meu horário. Por fim, vi que também não eram lá grande coisa. O que eu tinha gostado mesmo eram de umas matérias optativas que o pessoal tava falando bem, mas também batia com meus horários – pois minha terça e quinta estavam completamente cheias, e na segunda e quarta a tarde, também, então ficava difícil encaixar matérias de 3h de carga horária.
Resolvi o seguinte, mantive as três matérias que me pareciam muito boas, o tal do Projecto IV, Desenho I e Teoria da Arquitectura, além de Fotografia, que eu não conto muito como matéria, mais como um curso. E decidi que no semestre que vem, quando eu finalizar Teoria da Arquitectura, e pelo fato de que agora estou trabalhando em Projeto Urbano e só no semestre que vem entraremos no Projeto Arquitetônico, é que eu pegarei matérias mais práticas/técnicas. Assim eu terei projeto e desenho no próximo semestre, e possivelmente duas matérias práticas pra assessorar projeto. Descobri também que é possível fazer alguma língua puxando matéria de uma outra faculdade da UTL. Porém, quando soube disso, já haviam feito a prova de nível e já não tinha como entrar, até tentei fazer isso por fora, mas não deu. Então deixei pro próximo semestre fazer o Francês, em substituição da Fotografia que estou fazendo agora.
Além de toda essa confusão, eu também troquei minha turma de Projecto IV, achei meu professor muito bacana, mas ao mesmo tempo, senti que ele deixava as coisas tão livres, além de parecer não ficar muito em sala, que me senti muito no “se vira, to nem aí”. Já observando outras classes vi que já havia um pedido pra desenvolver algo a cada semana. Os prazos são os mesmos pra todo o mundo, mas realmente, se o professor deixar muito livre, não cobrar um avanço semanal, é capaz de eu nunca entrar no ritmo, e quando fosse ter que entregar algo, ficaria muito apertada com o prazo.
Entrei em uma turma onde há MUITOS estudantes intercambistas, quase 70% da turma, sendo muitos deles italianos, franceses, brasileiros, entre outros. E há também um numero bom de portugueses. Então tá sendo bom pra ver como cada um trabalha. Já vi que nessa eu vou aprender a mexer com programas de representação novos, também. Sendo eles o Adobe Ilustrator e o Photoshop, além do Skp que eu já uso. Sendo que, no Brasil, a gente usa Corel Draw e Sketchup pra Projeto Urbano. Foi um pouco ruim na primeira etapa da avaliação, pois no nosso grupo, éramos 3 brasileiras, um italiano e 2 francesas, e todos, menos os brasileiros, usam esses outros programas, então a gente se submeteu a aprender algo novo. E é claro que na teoria é empolgante, e no fim é sempre melhor pegar o caminho mais difícil, pois assim a gente enriquece, mas quando se está fora de ritmo, adaptando-se ao novo jeito de tudo, foi um pouco frustrante por vezes, no decorrer da primeira etapa de análise urbana. E eu ainda to aprendendo, mas agora já to acostumada com a idéia, haha.
Então eu consegui, tinha um Projeto do qual achei interessante, Desenho I, e Teoria da Arquitectura. Urbanismo já estava fora, portanto queria uma quarta matéria um pouco mais prática pra assessorar projeto. Quanto as que me interessavam, não batiam com meus horários – os problemas de pegar uma matéria de cada ano. Teoria da Arquitectura é do 3º, Desenho I do 1º , Projecto IV do 4º . Eu, então, visava pegar a matéria Edificações Secundárias, do 3º ano, ou então Edificações Especiais. Não encaixavam no meu horário. Por fim, vi que também não eram lá grande coisa. O que eu tinha gostado mesmo eram de umas matérias optativas que o pessoal tava falando bem, mas também batia com meus horários – pois minha terça e quinta estavam completamente cheias, e na segunda e quarta a tarde, também, então ficava difícil encaixar matérias de 3h de carga horária.
Resolvi o seguinte, mantive as três matérias que me pareciam muito boas, o tal do Projecto IV, Desenho I e Teoria da Arquitectura, além de Fotografia, que eu não conto muito como matéria, mais como um curso. E decidi que no semestre que vem, quando eu finalizar Teoria da Arquitectura, e pelo fato de que agora estou trabalhando em Projeto Urbano e só no semestre que vem entraremos no Projeto Arquitetônico, é que eu pegarei matérias mais práticas/técnicas. Assim eu terei projeto e desenho no próximo semestre, e possivelmente duas matérias práticas pra assessorar projeto. Descobri também que é possível fazer alguma língua puxando matéria de uma outra faculdade da UTL. Porém, quando soube disso, já haviam feito a prova de nível e já não tinha como entrar, até tentei fazer isso por fora, mas não deu. Então deixei pro próximo semestre fazer o Francês, em substituição da Fotografia que estou fazendo agora.
Além de toda essa confusão, eu também troquei minha turma de Projecto IV, achei meu professor muito bacana, mas ao mesmo tempo, senti que ele deixava as coisas tão livres, além de parecer não ficar muito em sala, que me senti muito no “se vira, to nem aí”. Já observando outras classes vi que já havia um pedido pra desenvolver algo a cada semana. Os prazos são os mesmos pra todo o mundo, mas realmente, se o professor deixar muito livre, não cobrar um avanço semanal, é capaz de eu nunca entrar no ritmo, e quando fosse ter que entregar algo, ficaria muito apertada com o prazo.
Entrei em uma turma onde há MUITOS estudantes intercambistas, quase 70% da turma, sendo muitos deles italianos, franceses, brasileiros, entre outros. E há também um numero bom de portugueses. Então tá sendo bom pra ver como cada um trabalha. Já vi que nessa eu vou aprender a mexer com programas de representação novos, também. Sendo eles o Adobe Ilustrator e o Photoshop, além do Skp que eu já uso. Sendo que, no Brasil, a gente usa Corel Draw e Sketchup pra Projeto Urbano. Foi um pouco ruim na primeira etapa da avaliação, pois no nosso grupo, éramos 3 brasileiras, um italiano e 2 francesas, e todos, menos os brasileiros, usam esses outros programas, então a gente se submeteu a aprender algo novo. E é claro que na teoria é empolgante, e no fim é sempre melhor pegar o caminho mais difícil, pois assim a gente enriquece, mas quando se está fora de ritmo, adaptando-se ao novo jeito de tudo, foi um pouco frustrante por vezes, no decorrer da primeira etapa de análise urbana. E eu ainda to aprendendo, mas agora já to acostumada com a idéia, haha.
Agora as coisas estão apertando. Ontem cheguei do Porto já 00h30, fui dormi com aquela bagunça da viagem e já foi uma correria o dia de hoje. Hoje levei um parágrafo sobre o tema do que eu irei pesquisar para o meu trabalho de 8 páginas para a aula de Teoria da Arquitectura. Amanhã entregaremos nosso diário gráfico na aula de Desenho I – no qual devemos ter um desenho por dia, a parte das 6h de aula semanais – para a professora avaliar, e também na amanhã cedo, a professora de Projecto IV convidou um escritório de arquitetura para ir visitar nosso ateliê, observar nosso trabalho, em que já estamos na etapa de desenvolvimento de um projeto urbano, intervindo em uma área de Lisboa, e assim poder conversar conosco e ajudar nesse processo. Deverá ser interessante, portanto já devemos levar algumas ideais já mais concretizadas. Portanto hoje após minha aula, que acabou as 3h, fiquei na faculdade trabalhando em cima disso.
E é isso, nesse primeiro mês de faculdade acho que o difícil foi essa questão de que demorou muito para as coisas ficarem acertadas, minhas matérias e tudo o mais. Além do que eu não estava nem um pouco no ritmo, além daquele início, de entender a dinâmica do novo ambiente e novos colegas... sem falar que há muitos intercambistas que moram no nosso prédio, que não possuem um curso tão trabalhoso quanto o nosso, então fica mais difícil engrenar, quando o teu ritmo pede uma velocidade maior. E isso é um pouco chatinho. Porém, agora posso dizer que já me sinto situada na faculdade, mais adaptada a este novo ritmo, e feliz com as disciplinas e horários. Estou com a sexta-feira livre, o que é muito bom, haha. Porque, no meio disso tudo, há muito pra viver e experienciar aqui.
Fico por aqui agora, vou ali aproveitar que as italianas e seus colegas italianos fizeram uma pizzada pro pessoal aqui ! =) Viva a multiculturalidade hahaha. Quarto já tá arrumado da bagunça da viagem, roupa já separada pra ser lavada. E depois disso... quatro desenhos pra aula de amanhã me aguardam. Já vi que não dormirei tão cedo hoje. Haha Sexta-feira, chegue logo! :)
E é isso, nesse primeiro mês de faculdade acho que o difícil foi essa questão de que demorou muito para as coisas ficarem acertadas, minhas matérias e tudo o mais. Além do que eu não estava nem um pouco no ritmo, além daquele início, de entender a dinâmica do novo ambiente e novos colegas... sem falar que há muitos intercambistas que moram no nosso prédio, que não possuem um curso tão trabalhoso quanto o nosso, então fica mais difícil engrenar, quando o teu ritmo pede uma velocidade maior. E isso é um pouco chatinho. Porém, agora posso dizer que já me sinto situada na faculdade, mais adaptada a este novo ritmo, e feliz com as disciplinas e horários. Estou com a sexta-feira livre, o que é muito bom, haha. Porque, no meio disso tudo, há muito pra viver e experienciar aqui.
Fico por aqui agora, vou ali aproveitar que as italianas e seus colegas italianos fizeram uma pizzada pro pessoal aqui ! =) Viva a multiculturalidade hahaha. Quarto já tá arrumado da bagunça da viagem, roupa já separada pra ser lavada. E depois disso... quatro desenhos pra aula de amanhã me aguardam. Já vi que não dormirei tão cedo hoje. Haha Sexta-feira, chegue logo! :)
Muitas informações interessantes!!!!
ResponderExcluirSaudades de ti minha caçulinha. Te amo.