quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SINTRA




 Sintra, há pouco menos de 1h de Lisboa. É um passeio imperdível. Possui 20mil habitantes, sendo também patrimônio mundial da UNESCO. Ela é permeada por entre serras e possui vários castelos e "quintas" (chácaras) onde os reis iam passar o verão. Entretanto, há muito mais pra ver lá do que foi possível com a nossa visita. Um dia deve bastar, porém o nosso principal impecilho foi o dinheiro, já que pra visitar cada lugar peculiar dessas quintas, e castelos, custa em torno de 7 euros. Aí fica complicado, né?! haha. Pra quem tem o tal do cartão euro30 , ou cartão-jovem, ganha super descontos! E não adianta carteirinha de faculdade :( demos de cara no muro. Qualquer um pode ter esse cartão, basta ir aos correios, pagar 10 euros, apresentar documento - passaporte - e fica pronto na hora. É um mal (ou bem) super necessário! Já em vários lugares havia descontos muito bons pra quem tinha esse cartão, e eu ainda não o possuia.
Entretanto, isso é detalhe, pois deu pra curtir um dia super agradável e sentir um pouco o clima da cidadezinha. Ainda ficamos devendo mais uma visita por lá, quem sabe no próximo semestre. Saindo de Lisboa, da estação de trem do Rossio, paga-se aproximadamente 2 euros a ida e 2 a volta. Muito acessível! Conseguimos visitar o Palácio Nacional de Sintra - símbolo da cidade - um pequeno parque, percorrer um pouco a cidade, visitar um miradouro, visitar o Museu do Brinquedo, que é super bacana, e ainda provar os típicos e deliciosos doces de Sintra, na Rua das Padarias 1, encontra o chamado "Café Piriquita" onde é indispensável pedir por um "travesseiro" e uma "queijadinha", próprios de lá. Há uma filial desse café, que costuma ficar cheio, mais acima da rua, com um terraço, bem bacana. Foi pra lá que fomos. E pra fechar o dia, nada melhor do que ficar conversando e vendo o sol se pôr atrás de morros verdes e floridos com um castelo ao fundo, junto com o Jony, hahahaha, que romântico. :)


 Eu tomando meu hiper yougurte pra começar bem o dia (Y) hahaha.


 Essa casa me lembrou muito o Rio Grande do Sul, vocês vão concordar comigo, família.

 Uma "wassily chair"? Simplesmente assim, paradinha, em frente a uma casa antiga? Cena bem peculiar. 






 vem tira foto, Jow!!












 Caminho rodeando um parque, com esculturas:







PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA
 "No centro da cidade, foi residência de verão da família real desde o século 15(...)Foi contruído em duas etapas: no reinado de D. João I e no de D. Manuel I, que acrescentou no seu interior a coleção dos azulejos de influência moura, além de detalhes manuelinos. Esse castelo presenciou o nascimento e a queda do Império, e por ele passaram ilustres figuras das letras e das artes, como Luís de Camões, Gil Vicente e João de Barros. Sua arquitetura é uma mistura árabe, gótica e, é claro, manuelina. Suas duas chaminés brancas são o marco da cidade. Imperdível é a impressionante Sala das Armas, com a altíssima cúpula dourada, azulejos azuis e os brasões de 74 famílias do século 16" - extrato tirado do: Guia criativo para o Viajante independente na EUROPA.

Os tetos são todos de madeira, sendo cada um deles, assim como cada decoração de cada ambiente, muito específico e trabalhado.


 Jow avacalhando, ahahaha. Mentira, só faz pose, só.


E aí, alguém vê alguma semelhança entre esses dois volumes em forma de cone e os dois volumes em forma de cone da CASA DE HISTÓRIAS PAULA REGO? Projetada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura? Pois é, se não sabe do que estou falando, basta dar uma procurada em uma foto no google, ou voltar em minha última publicação "Cascais" e ver as fotos em que visitei esse museu. Certamente o Souto de Moura se inspirou ali, tenho minhas crenças que sim, haha. Além do que, o uso pra cada ambiente desses é quase o mesmo. Enquanto no Palácio os dois conformam a cozinha; no museu, um volume pertence a cafeteria e outro a livraria.  
Essas gravuras são muito bonitas, coloridas, ainda não exploram muito a tridimensionalidade. Parece muito aqueles livrinhos, já bem antigos, que a gente lia quando pequeno da cinderela, rapunzel, etc.


Essas cenas nos dão a sensação de realmente termos voltado no tempo. É claro que há antigos edifícios/paisagens bem preservados por Lisboa, e Porto que visitei, mas essas cidades menores, por não possuirem o "antigo" tão permeado entre o "novo", transparecem quase que claramente como era estar ali há séculos atrás.





As próximas duas fotos foram tiradas especialmente pra minha querida sogra, Dona Mara Regina "Silva Lima" Corrêa :) 




Presentes orientais

Muito bonito os detalhes.





Detalhe para este azulejo português! Para quem não se esqueceu, ou quer refrescar a memória, pode perceber que este é o mesmo azulejo usado em uma das salas da CASA DA MÚSICA - do arquiteto Rem Koolhas. Ele os fez uso exatamente pelo emprego deste azulejo em muitos palácios antigos portugueses.

Ainda dentro do palácio, vendo a área interna por uma outra perspectiva. O Castelo dos Mouros aparece ao fundo.

 E aqueles dois grandes cones brancos vistos do lado de fora do Palácio, é a cozinha:



Rio Grande do Sul de novo.

Estilo Manuelino (lembra muito o Mosteiro dos Jerónimos, que já coloquei foto e mencionei, em minha visita a Belém-Lisboa)



Que colorido! "Revtex", vem pra cá! haha


Padarias, hmmm!






MUSEU DOS BRINQUEDOS
Simplesmente impressionante. "O acervo é resultado de uma coleção privada, constituída ao longo de mais de 50 anos; hoje, com mais de 40 mil brinquedos de todos os cantos do planeta, despretensiosamente relata a história do homem através do mundo lúdico"- novamente, extrato do meu Guia: O Viajante independente na Europa. E nos faz pensar como os brinquedos antigos pareciam ser tão mais divertidos.  Além do que, há o tal do "playmobil" e lego no museu, o que nos faz nos sentirmos velhos, haha. O mais impressionante de tudo são os soldados de chumbo hiper caracterizados com os fardamentos da época, de cada tropa, batalhão. Inclusive há os soldadinhos da época da Alemanha nazista. Pode-se até encontrar o Hitler na coleção. As cenas também são muito bem montadas para a exposição. Muito bacana! Vejam só algumas fotos:

O Batman tinha mexido comigo aí o Jony foi lá confronta ele. HAHAHA













 A explicação desses brinquedos segue na foto seguinte



























 Conseguem ver quem é esse moço de bigodinho em pé no carona do carro? Que cenário esses brinquedos, não?!












 Eu tirei taaaaaaaanta foto do museu, me divertindo com as cenas, mas selecionei só algumas, um pouco aleatoriamente, pra dividir aqui com vcs. 





 Sol baixando, parada pra comer no "Café Piriquita", a pedida: Travesseiro e Queijadinha :)

 Eu e Jony no miradouro
 Vista do Castelo dos Mouros. Essa visita tá marcada! Voltarei(emos) pra visitar esse castelo e a "estância" que há por lá com certeza. A vista lá de cima deve ser imperdível. E na próxima, vou previnida com uma graninha extra, haha.


 fazendo charme, haha :)


passeios
Pôr-do-sol "sintriano" :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário