Com certeza foi um mês muito bom e bem aproveitado, fiz muita coisa aqui em Lisboa mesmo das quais não tinha tempo com a correria da faculdade, fizemos muitos passeios em Lisboa aos fins de tarde; teve dia em que passamos o dia no miradouro tomando uma cervejinha; comi comida brasileira, buffet livre, por 5 euros; pastéis de Belém quase todo fds em que n estava viajando; festas aqui no prédio e em Lisboa; noites de muita comida com Empadão, Tortilla, Pasta e amigos; viagem a LONDRES com o Jony, por nove dias, e sem querer, justo na época de Dia de São Valentino que é comemorado aqui na Europa em 14 de Fevereiro. Lugar incrível, coisas incríveis que não cabem citar neste post, deixo pra falar só disso depois, dias ótimos ao lado do meu amorzinho. Foi uma companhia super gostosa, que tornou mesmo os momentos um pouco cansativos de viagem muito bons! Tão bom viajar com seu namorado e descobrir que vcs se entendem tão bem :) Valeu muito a pena essa viagem juntos. Amei te ter lá comigo, amor. :) Além disso, um feriado de carnaval com direito a tudo que um bom carnaval brasileiro pode ter, só que de um jeito diferente. Tomei cerveja em um dia de praia, me fantasiei e pulei carnaval de rua no famoso carnaval da pequena cidade de Torres Vedras, aqui em Portugal. A diferença: a praia estava com 15 graus no sol, eu estava de casaco, mas a cerveja tava gelada e tinha uma ótima companhia de muitos daqui que convivem comigo. Além de ter sido o fim de um dia de passeio a uma cidade patrimônio histórico português toda charmosinha, aqui perto de Lisboa, chamada Óbidos. Já o Carnaval em Torres Vedras em sí, fomos a só uma noite de folia, a principal, na segunda-feira pra terça de carnaval, o que pra mim foi o suficiente... foi muito bacana, pra fala a verdade, com bonecões "de Olinda", carros alegóricos e tal, sem falar que tocou praticamente só música de carnaval brasileiro o tempo todo. A única coisa é que três horas da manha eu já tava bem afim de ir embora, estava lá desde as 8h e não aguentava mais o frio de 4 graus que tava fazendo naquela cidadezinha, e nós com aquelas fantasias e com só um casaco, que não era lá o suficiente. E o ônibus que voltava pra Lisboa era só as 7h da manhã. hahaha. Mas todos sobrevivemos! E se pulei muito no Carnaval, foi grande parte pra fugir do frio, com certeza. haha E foi engraçado notar como aqui o pessoal se fantasia pra ir no carnaval e se surpreendem quando dizemos que não fazemos isso no Brasil, só quando somos pequenos, e ao invés disso, usamos abadá e camisetas de blocos de carnaval e vão todos de shorts, com o mínimo de acessórios possíveis. Só dinheiro no bolso e documento. Quem me conhece sabe que não faço questão de carnaval, e já passei muitos carnavais no Brasil como se fosse apenas um feriado qualquer. Mas esse acabou sendo tipicamente celebrado, de um jeito português.
A parte triste deste mês foram as despedidas. Hora do pessoal que ficaria aqui por meio ano arrumar as malas, ir embora cheio de novas experiências, e deixar a gente com um monte de saudade... parece que estão fazendo uma viagem e já vão dar as caras por aí de novo. Novas carinhas apareceram em seus lugares. A maior parte dos que foram embora eram brasileiros e agora vieram mais italianos e espanhóis pro nosso prédio, exceto por um apartamento que sempre vem gente de Curitiba. Pessoal novo parece bem gente fina. Mas a ficha vai caindo cada vez mais de que os que foram, voltaram mesmo, e a saudade aperta. Mas estamos aí, todos mais ou menos perto no Brasil, um dia ou outro a gente ainda se cruza, com certeza. Ter mais amigos por cada canto do Brasil, por mais que estejam longe, deixa a gente se sentindo mais querido neste país, e mais apaixonado por ele. :) Um beijo para todos que já voltaram aí ! E vou aproveitar a companhia da Leti - gaucha que mora comigo - que também daqui uns dias tá indo embora :/ parceira desde a primeira semana! Se tornou uma grande amiga ! Já dá saudade antes da partida xP
Além de tudo isso, este mês está nos apresentando um início ainda maior da crise portuguesa, ou ela apenas tá ficando mais explícita. E toda a população tá sentindo na pele os cortes, inclusive a gente, Erasmus que estamos cá apenas por um ano. Dá para notar o aumento de preço no supermercado, coisa que no Brasil dificilmente eu notaria sutis diferenças, mas aqui a gente acaba meio decorando o que sempre compra, então percebe os pequenos cinco, dez centavos que aumentaram em alguns produtos... o passe de transporte, foi a pior notícia. O meu, de estudante abaixo de 25 anos, que utilizo metrô e ônibus, pagava poucos 16,90 para circular a vontade a qualquer horário esses dois serviços públicos eficientes de transporte. Neste mês, entretanto, cortaram 25% do desconto a todos os tipos de passe... o que significa para algumas pessoas que utilizam mais zonas da cidade, pagarem muito mais do que pagam, tornando a mensalidade quase uma fortuna, no meu caso subiu "só" para 27,70 por mês. E até Julho, todos perderão o desconto de 50%, ou seja, alguém que tem um passe como o meu, começará a pagar 35 euros pelo transporte, e alguns terão que pagar 100 euros... os que vivem mais afastados e precisam pagar o serviço em mais zonas, precisam também do serviço de comboios (trens) enfim... esse é o quadro que nenhum cidadão comum fica imune. São só pequenos detalhes em que nos afeta em escalas diferentes no dia-a-dia, as vezes muito, as vezes pouco. Com certeza há cortes muito piores acontecendo em todos os cantos... vejo faixas de protestos também em muitos lugares. É o cenário da crise atual.
Mas enfim, esse é um pouquinho do que posso falar deste que, apesar da crise estar mais a mostra, foi um agradável Fevereiro. Agora vou postar as fotos dos momentos registrados de tantas coisas feitas durante este mês. :) E daqui a pouco começa a labuta de novo. É hora de formatar o computador, começar um semestre novo, escolher novas matérias e estudar. Tô a espera da ilustre visita da Ana Maria Haddad, que tá em Sevilla há algumas semanas, e tá querendo vir pra cá me fazer uma super companhia :) antes que a rotina volte, haha. Venha logo, Namariaaaa! :*
Para os amigos: cada hora sinto saudade de uma carinha de vocês, de um jeito de um ou de outro, de trocar idéias. Mas vocês tão sempre comigo, e ando até com planos do que quero fazer com todos quando voltar :)
Um beijo grande para a família do Jony! Saudade de visitá-los, hehe. Espero que esteja tudo tranquilo aí. :)
Para a família: para de me fazer inveja com tanta piscina e churrasco em casa!! hahaha Brincadeira, adoro ver todos vocês assim tão bem. Bom ver também o pessoal do Sul visitando a gente. Queria estar lá no niver das priminhas curtindo o pessoal! Um beijo também pros goianos! haha. Saudade grande. Um abraço forte pra todos, e pros bichinhos também. Amo todos vocês!
Para os amigos: cada hora sinto saudade de uma carinha de vocês, de um jeito de um ou de outro, de trocar idéias. Mas vocês tão sempre comigo, e ando até com planos do que quero fazer com todos quando voltar :)
Um beijo grande para a família do Jony! Saudade de visitá-los, hehe. Espero que esteja tudo tranquilo aí. :)
Para a família: para de me fazer inveja com tanta piscina e churrasco em casa!! hahaha Brincadeira, adoro ver todos vocês assim tão bem. Bom ver também o pessoal do Sul visitando a gente. Queria estar lá no niver das priminhas curtindo o pessoal! Um beijo também pros goianos! haha. Saudade grande. Um abraço forte pra todos, e pros bichinhos também. Amo todos vocês!
Nenhum comentário:
Postar um comentário