FACULDADE
Nas últimas semanas tem sido uma correria devido a faculdade. Laboratório de Projecto IV tem consumido muito tempo. Juntamente com isso, e logo atrás, vem Desenho I, no qual eu me encontro atrasada com quase todos os desenhos que devemos fazer em casa. Além de tudo isso, vem a vontade de aproveitar os momentos livres, tentar sair de casa quando surge uma oportunidade, pois a faculdade nos força a ficarmos trancafiados, haha. E o clima de frio desperta uma melancolia se a gente não se sacudir.
Tenho gostado bastante da matéria de Projecto, nossa professora é muito bacana no sentido de que sempre tenta promover algo interessante para a turma. Como por exemplo, já convidou um representante de um dos escritórios de arquitetura, daqui de Lisboa, dos quais nós estudamos seus projetos para elaborar nossa intervenção urbano sustentável em uma área da cidade. Muito bacana receber uma visita de alguém que vc estudou pra fazer o teu projeto, e essa pessoa vir e opinar sobre seu projeto ainda em estágio de evolução, ajudando você a tomar um rumo melhor, dando seu olhar sobre as coisas. Essa aula aí valeu por vinte, achei bem bacana. O nome do escritório é MOOV architecture. E o projeto urbano sustentável do qual estudamos foi o vencedor de um concurso de projetos para Dallas, nos Estados Unidos, chamado Dallas Forwarding.
Visita do escritório MOOV architecture. Acredito que nem quem faça arquitetura vá entender as propostar pra área em intervenção, em Lisboa. Mas taí a cara do nosso atelier de projecto, todas as terças e quintas de manhã. Estávamos em fase de maquete de estudo, aquelas feitas com qualquer material, qualquer papel, mais intuitiva e rápida, pra mostrar a idéia. E na fase de croquis. Então nesse dia expusemos e conversamos grupo a grupo com o Antônio.
Isaaaa :)
Ah ! Nesse dia aí eu cortei a tampa do meu dedo fazendo maquete. Não tinha comido no café da manhã, não sei o que me deu, estava correndo muito sangue mesmo, senti um calorão e desmaiei oO . Isso nunca tinha me acontecido antes. Sempre tem uma primeira vz. Fui acordada, levada a enfermaria, com ajuda, pois nao enxergava quase nada depois de desmaiar, só um borrão, e aos poucos fui voltando ao normal. Fizeram o curativo e matei a aula da tarde pra descansar e me cuidar. Foi um desmaio bobo, mas me senti indisposta o resto do dia. Porém, ainda voltei pra sala pra apresentar a idéia ao nosso visitante :)
Essas fotos todas são fotos dos nossos projetos ainda em fase de criação e desenvolvimento. As maquetes são puramente de estudo. Quando finalizado o projeto eu publico aqui como ficou o resultado final. :)
Saída da Praça de Camões - pegar o elétrico rumo a Belém, onde fica o Museu. Estavam colocando os enfeites de natal nesse dia :)
Nesse dia aí foi discutido a questão dos três pilares da arquitetura: firmness, comodity, delight - escritos no Prêmio Pritzker. Que significa a estabilidade da construção, a sua funcionalidade e a sua beleza. A professora quis mostrar que cada arquiteto ali exposto pende pra um lado, alguns se preocupam mais com a forma do que com a função, ou mais com a função do que com o resultado propriamente dito, ou com a sua estrutura e estabilidade, seu brutalismo. Mas que todos, todos tem que resolver bem as 3 questões para fazer boa arquitetura. O papo rendeu pano pra manga. O mais óbvio de todos era o Aires Mateus que faz suas obras realmente como peças de arte, mas que há coisas ali total sem função. Seguem exemplos das exposições:
Museu da eletricidade :) Mto bonito. É onde chegavam os minérios pra gerar energia pra cidade.
Parte da turminha da facul :)
Pegando o elétrico pela primeira vez :)))
Indo pra casa
Em termos de faculdade, de um modo bem geral, é isso que posso dizer. As entregas são bem exigentes, entrega-se em um dia, já sabe que há dali duas semanas outra entrega pedindo um avanço de detalhe no projeto, um avanço de soluções, um aumento da escala, para ficar mais preciso. É um trabalho progressivo que vem ocupando bastante tempo. As outras matérias tem sido tranquilas, somente Desenho I mesmo que tem exigido dedicação forte fora da faculdade, e tem ficado a desejar, já que não encontro muito tempo para atender a demanda de desenhos. O bacana é que somos obrigados a manter atualizado um diário grafico - um desenho por dia de qualquer coisa, aí o legal é que dá pra ir desenhando a cidade, coisas assim que ficam como lembranças depois.
Queria comentar sobre minha matéria de fotografia, imagem e síntese. Não atingiu muito minhas expectativas, mas tem sido bacana estar em contato com isso, receber bons textos pra ler e aprimorar o olhar pra fotografia. Porém, achei que iria ocorrer muito mais prática - o que ocorre, mas é livre, o professor só pede um tipo específico de bateria de fotografias, como um tema, por exemplo, indica como tirar mais ou menos, mas é um pouco auto-didata essa parte. O legal é que rola o incentivo. Tirando isso, não tenho encontrado no professor muito entusiasmo, que achei que fosse encontrar. Mas to gostando do que estou fazendo.
Na última semana, em Projeto, na aula teórica, a professora também trouxe outro escritório que estudamos o seu projeto urbano como correlato para fazer um na nossa área em Lisboa. O projeto que apresentaram foi o Plan IT, cidade com proposta sustentável a ser desenvolvida e construída do zero em Portugal. Achei particularmente um pouco viajado, as vezes esse tipo de projeto acaba sendo menos sustentável do que os regulares. Mas... tá acontecendo aí em Portugal, vamos ver o que vai ser.
JOGO SELEÇÃO: Portugal X Bósnia
Muito bom ir a um estágio lotado, em meio de semana, estádio lindo, com amigos, assistir jogo de seleção, mesmo que não lá muito significante a partida, e pagar apenas 10 euros no ingresso!! Consegui um, de última hora (última hora mesmo, uma hora antes do jogo, na mesma seção em que um pessoal amigo nosso da aula de projeto estava). E ainda por cima conseguir comprar por apenas 5 euros DUAS mantas do "Força Portugal" :)
Deu pra curtir bastante o 6x2 em cima da Bósnia, hahaha. Com direito a 4 gols da barbie Cristiano Ronaldo. E gritamos bastante "Púrtgáááál, Púrtgáááál" hahaha. Além de ouvir as clássicas musiquinhas de estádio e tentar entender o a música cantada em português português em massa. haha. Curti muito :)
Não tenho mais tirado tanta foto dos passeios e festas, haha. O que por um lado é bom, porque significa que vc está cada vez mais cidadão local e menos turista, haha. Por outro é ruim, pois é bom manter o hábito do registro, mesmo que seja só uma imagem ou outra, simbólica pra registrar os momentos por aqui.
Tenho passado muitas saídas devido a faculdade, mas sempre há aquele pulinho ali no Bairro Alto e depois algum bar/balada. O bacana é que aqui o prédio não dorme, sempre estão agitando uma saída no fim da noite. É ruim quando vc TEM que ficar em casa, é pior ficar quando vc sabe que estão todos saindo, do que ficar sem saber o que está ocorrendo com o mundo lá fora, haha. Mas já ocorreu vezes de estar sentada as 2h da manhã trabalhando em um projeto e de repente, sair no impulso com o pessoal pra um bar/balada aproveitar um pouco. Isso é muito bom. Vou colocar aqui algumas fotos que tenho. A descoberta mais bacana de bar/balada até então, achei o Bacalhoeiro. Lugar situado na Rua dos Bacalhoeiros, próximo a famosa e charmosa Rua da Augusta de Lisboa. É um lugar localizado em um prédio antigo, é tipo um pub, com bar em cima e local embaixo onde tem banda e música. Normalmente tocam jazz, jam sessions, e as vezes umas músicas bem diferentes, haha. O que é bem válido pois paga-se 5 euros pra entrar, porém, se fizer uma carteirinha, no valor de 13 euros, que dura 1 ano, pode entrar de graça sempre e ainda levar acompanhante. Bacana, não?! :) E dai é só consumir umas cervejas antes, do mercado, que lá vai precisar só de uma ou duas cervejas. E ainda o garçom costuma servir muitas bebidas free pras gajas (moças, no bom português português) hahaha.
Bairro Alto :)
Festa no TO/BA (república Tocantins/Bahia haha) Nesse dia aí aprendi que dá para abrir vinho usando apenas um calçado. Basta vc "calçar" o vinho e bater o fundo dele contra a parede, usando o calçado de amortecedor - mas bater BEM forte - e a rolha, devido a pressão, começa a sair. Que lindo, não?!
CANCELAMENTO DO VÔO 24/NOVEMBRO - GREVE GERAL EM PORTUGAL
Eu, Jony, Leti e Loris tínhamos comprado um vôo pra Berlim no dia 24 de Novembro partindo de Lisboa. E volta dia 05 de Dezembro, sentido Praga-Lisboa. Tínhamos o plano de ficar do dia 25 cedo ao 28 a noite em Berlim (4dias), do 29 ao 01 em Viena (3dias) e do 02 ao 05 cedo em Praga (3dias). Saindo cedo de lá de Praga, no dia 05/Dez, passando em Milão pra pegar outro vôo e por fim voltar a Lisboa.
Era uma viagem pela qual todos ansiavamos, pois talvez seria a mais cara que faríamos, mas já estariamos "matando" o lado mais ao leste em que pretendo ir durante esta minha primeira visita a Europa. Adoraria MUITO conhecer o leste decentemente, mas é muito complicado, pois os vôos low-cost não vão até lá direto de Lisboa, então tem que sempre comprar duas passagens, fazendo uma ponte. Como compramos pra volta: Praga-Milao-Lisboa.
Mas infelizmente, haviamos comprado as passagens bem no início de Outubro, e nunca imaginavamos que iria ocorrer uma Greve dos Transportes na data de ida ! Que azar ! O pior é que houve uma greve similar no ano passado, na mesma data. Mas além de não ter nem idéia dessa informação, não tinha como saber se iria ocorrer igualmente este ano.
Só sei que 2 semanas antes da data, já estavam anunciando em tudo quanto é canto essa greve, e não só os transportes seriam afetados, mas também os serviços públicos, só abrindo hospital mesmo. Um caos. O que aconteceu com os vôos é o seguinte, somente a TAP - companhia aérea portuguesa é que realmente declarou greve nesse dia, e inclusive cancelou as vendas de bilhetes no dia 24/Nov e já estava com muito tempo de antecedência facilitando troca de vôos e reembolso a seus passageiros prejudicados. Já as companhias aéras não portuguesas, o que inclui a low-cost EasyJet, que funciona em Lisboa, mas que não é portuguesa, é britânica, não declararam greve. O que foi pior, talvez, pois o único motivo que não faria seus vôos decolarem naquele dia, seria o fato de não ter controladores de vôo trabalhando no dia. Os quais, no caso, já haviam declarado greve há muito tempo para aquele dia. Porém, a EasyJet ainda nos avisava que corriamos o risco de cancelarem nosso vôo, mas que no momento não podiam nos dizer aquilo, pois o vôo se encontrava como confirmado. E assim foram as duas semanas antecedentes ao dia 24/Nov: ligando todos os dias pra saber se eles tinham uma posição. Pois no momento em que nos fosse dado um aviso seguro de cancelamento, poderiamos no mesmo momento pedir transferência do vôo. O problema é que descobrimos que só há vôos pra Berlin, de Lisboa, pela EasyJet nas terças, quintas e domingos. Ou seja, como o nosso vôo era na quinta, se escolhessemos transferir, só daria pra transferir dois dias antes (inviável devido a facul) ou dois dias depois (inviável devido ao nosso cronograma de viagem). Então nosso plano B era, assim que nos fosse dado um aviso seguro de cancelamento, pedir o reembolso da passagem - o que eles nos asseguraram, 100% - e comprar uma outra passagem, pra outro destino alemão, no dia seguinte, no 25.
A merda foi que, era claro que o vôo seria cancelado, mas nós também não queriamos agir sem certezas. Só nos foi dado uma posição na segunda-feira (21/Nov), de que o vôo foi cancelado. Tínhamos que fazer algo naquele dia mesmo, ou transferir pra dois dias antes - tendo que viajar entao no dia seguinte ao aviso - ou viajar dois dias depois do dia 24, ou então pedir reembolso e comprar outra passagem, pra outra cidade alemã, como Munich, que tínhamos em mente, substituindo assim Berlin por Munich e seguir o roteiro inicial. Acontece que pra mim, Leti e Jony não dava pra viajar no dia seguinte, pois todos tínhamos entrega de projeto na faculdade. No caso eu e a Leticia tínhamos exatamente no dia 24 uma entrega, não podendo então viajar no dia 22. Além do que, ficar quase uma semana em Berlin nos custaria muuuito. Era a única cidade da qual eu não tinha alguém pra ficar alojado na casa, tendo, logo, que pagar hostel. E 7 dias em hostel é muito dinheiro. Nós tínhamos lugar pra ficar através do couchsurfing, o qual eu criei um perfil, e o Jony tbm, e conhecemo gente pra ficar em Viena e Praga. Conto mais sobre isso depois.
Ou seja, descartamos a idéia de adiantar a passagem. Já pra Lorena ficou conveniente, pois ela tinha onde ficar em Berlin e não tinha nenhuma entrega naquela semana. Mesmo que ficou um pouco apertado a facul pra ela, deu pra ela ir, e fez bem. Já eu, o Jow e a Letícia não achamos conveniente alterar pra dia 27, pois era muito tarde pro nosso roteiro, pensamos então em pedir reembolso e comprar passagem pra Munich. Mas como os caras demoraram muito pra tomar uma posição e nos contactarem, nessa altura a passagem já n tava equivalente ao reembolso, dando um prejuízo de 20 euros, e ainda nem estavamos indo pro destino desejado, além de ser 2 dias depois. Ou seja, estavamos insatisfeitos. O pior foi que só tinha mais uma vaga pro vôo de Munich. Como restava eu, Jow e Leti, deixamos a Letícia pegar a vaga. Então eu e o Jow estavamos nos decidindo por adiantar a passagem pro dia 27, pois receber o reembolso de uma passagem só, de ida pra Berlin, sendo que tínhamos comprado 3 passagens, não compensava. Compensava mais ir no dia 27 mesmo, e pular Viena, mesmo sabendo que não teríamos outra chance de visita-la. Fui então fazer essa alteração. Quando realizei a alteração de vôo, as outras passagens de volta (Praga-Milao; Milao-Lisboa) ficaram disponíveis pra pedir alteração ou cancelamento! Como eu não havia confirmado a alteração da passagem de ida do dia 24 pro dia 27, cancelei a operação, liguei pro Jow avisando ele que eles reembolsariam tudo, 100%, e resolvemos pedir o reembolso completo, guardar esse dinheiro e reprogramar a viagem da forma como a gente havia escolhido, e nao sendo prejudicados. Isso foi muito bom, deu um grande alívio. Mas o stress foi grande em cima disso, e a decepção também. Pois havíamos guardado dinheiro pra comprar as passagens, dinheiro pra poder gastar lá - o que é muito. Dinheiro em mochilão, roupa de frio - que claro, nao servirá só pra essa viagem. E o mais importante, tempo. E ter tudo cancelado foi uma certa decepção. Deixamos de viajar pra outros lugares por causa dessa viagem. Agora decidimos fazer pequenas viagens, pra Londres, Madrid, em janeiro/fevereiro, quando as passagens estiverem baratas. E assim ir fazendo. E ficar de pouco em pouco. Não dez dias de uma vez, o que tava afetando muito o bolso e a facul. Deixando essa maior pro final. Superamos o desânimo que bateu. O dinheiro já voltou, o que é bom, e já estamos planejando novos rumos. Vamo lá, vai dá tudo certo! :)
E nesse dia, 24/NOV, de quebra, tudo foi cancelado, menos a entrega de projeto (Y). Que beleza, não?! haha Quase tive que pagar um taxi de 15 euros pra ir pra facul. Legal é que descobri que 20% dos transportes ainda funcionavam, aí soube de um bus que passava há umas 10 quadras de casa que estava funcionando de uma em uma hora. Achei o bendito, cheguei na aula uma 11h da manhã. Perdi a minha apresentação, mas a professora entendeu, meu colega apresentou sozinho, e a professora foi legal o suficiente pra conversar comigo sobre o projeto, e me dizer o que já havia dito, mesmo assim. :)
Falando em crise, é muito válido aproveitar o espaço pra publicar o texto que a minha querida cunhada Jenifer Corrêa escreveu e foi lançado no site da Itaú Corretora, uma vez que está trabalhando lá e mandando muito bem. :) . Ele esclarece porque o mundo está em crise e o que fazer nesse cenário. Vejam só: https://itautrade.itau.com.br/itautradenet/Index.aspx
DEGUSTAÇÃO DE VINHO
Sem nos vermos há já quase um mês, esperando pela grande viagem, no fim de semana seguinte em que ela foi cancelada, aproveitando a carona de dois amigos, o Jony veio aí pra Lisboa me visitar. Ficou 24h, haha. Ele, o Miguel e o Chris vieram com o - batizado pelo Jony - Flotmóvel (pertencente a Cristiaan Flotman). Chegaram aqui no sábado as 00h00. E foram embora no Domingo, as 00h30 . haha Deu pra curtir bem. No sábado todos saímos, juntamente com o pessoal do prédio e o irmão do Chris que mora em Lisboa. No domingo o highlight foi a noite, quando o Miguel, por vir de uma família fabricante de vinhos aqui em Portugal, nos deu convites para participar de uma desgustação de vinho a noite, com fabricas de grandes nomes, não sei muito lá de vinho, não, mas sei que eram bem carinhos, haha. E realmente, não só o preço diziam que valiam muito, mas nunca tinha tomado uns vinhos daqueles. O vinho típico do Porto mesmo achei muito diferente, super doce e bem alcóolico. Gostei ! Vou mandar pra família junto com a Ka quando tiver a oportunidade de comprar lá no Porto, por um preço acessível. O lugar era uma intervenção arquitetônica, um restauro em um edifício antigo, achei bem bacana. Foi bom, pouco tempinho, mas deu pra aproveitar com estilo, haha. Rolou ainda um passeio a noite na Expo 98, após jantarmos.
Local do evento :)
Jony levando embora sua tacinha haha
Wine Show
Nenhum comentário:
Postar um comentário